Recentemente publicamos um material a respeito da importância na detecção e alarme de ausência de fluxo em sistemas de lubrificação de mancais das cadeiras de laminação e tesouras de corte na indústria siderúrgica.
Hoje, apresentamos uma necessidade derivada deste controle, que é a medição de vazão de óleo lubrificante nestes sistemas. Monitorar o fluxo de óleo e quantificar seu consumo dentro dos diversos sistemas de lubrificação presentes na indústria siderúrgica permite uma melhor análise e controle do processo de lubrificação. Além disso, a detecção de vazamentos nas linhas de distribuição auxilia na previsão de estoque e divisão de consumo entre os diferentes setores da planta.
As características físicas e elétricas dos óleos de lubrificação fazem com que muitas das tecnologias mais tradicionais de medição de vazão não sejam apropriadas ou até mesmo incompatíveis com este fluido. Ao longo dos anos temos fornecido aos nossos clientes os medidores do tipo engrenagens ovais para esta tarefa de medição com sucesso. Esta tecnologia é especialmente voltada para medição de líquidos viscosos. As engrenagens ovais apresentam excelente precisão e durabilidade, estão disponíveis em diferentes diâmetros e não exige trechos retos, facilitando assim sua instalação.
Nossos medidores de vazão para fluidos viscosos são aplicáveis em: