Medidores de Nível tipo Radar Flowline EchoBeam para Líquidos e Sólidos

Transmissores de nível tipo radar sem contanto para medição contínua de líquidos e sólidos

Os transmissores de nível sem contato EchoBeam da Flowline fornecem medições precisas, confiáveis e são extremamente fáceis de usar. Seu maior diferencial é sua inovadora tecnologia de medição utilizando ondas de radar de 80 GHz, as quais, por necessitar de uma área de medição extremamente reduzida, não são afetadas por interferências em aplicações desafiadoras, onde outros tipos de medidores não são indicados.

Sua antena e corpo de dimensões reduzidas o torna um dos medidores mais precisos e versáteis quando se trata de opções de instalação nos mais diversos tamanhos e tipos de tanques, reservatórios, silos, canais e calhas, realizando uma medição contínua e precisa para aplicações de até 120 metros para líquidos e de 60 metros para sólidos, mesmo em ambientes com vapor e condensação.

Outra grande vantagem desse medidor é a sua longa lista de materiais medidos, que vai desde líquidos como água limpa, produtos químicos e óleos até sólidos como grãos e pós, entre muitos outros.

echobeam tanques montagem

EchoBeam LR85 Em uso

Principais vantagens dos medidores de nível Flowline EchoBeam

  • Um dos melhores custo-benefício do mercado para um sensor do tipo radar.
  • Tecnologia radar de 80 GHz, medições confiáveis e livre de manutenção.
  • Feixes de radar com ângulos mais estreitos, ideal para medições de nível em aplicações de espaço reduzido ou com interferências no tanque, como agitadores e serpentinas.
  • Medições precisas mesmo em ambientes com presença de vapor, poeira, agitação, formação de espuma ou baixa constante dielétrica.
  • Transmissor de nível indicado para a maioria dos tanques, reservatórios, recipientes e silos dos mais diversos tamanhos e materiais de construção, canais abertos e vertedouros e estações elevatórias
  • Opcionalmente também pode medir distância, espaço vazio e volume dos reservatórios

A tecnologia radar 80GHz – feixe mais estreito, maior versatilidade

Os instrumentos da linha EchoBeam da Flowline utilizam o princípio de medição de radar de ondas eletromagnéticas de 80GHz. Estas ondas são disparadas em direção ao material o qual o nível se deseja medir. O sinal de radar transmitido é refletido pelo material medido e recebido de volta pela antena do instrumento. A diferença de tempo entre o sinal transmitido e o sinal recebido é proporcional à distância entre o instrumento e o material, o que possibilita o cálculo automático do nível de materiais sólidos ou líquidos em tanques e reservatórios diversos.

A frequência de 80GHz oferece maior precisão, resolução e capacidade de penetração, especialmente em condições adversas, como altas temperaturas, pressões e presença de poeira. Além disso, o radar de 80GHz proporciona medições com feixes de onda com ângulos reduzidos e antenas de menores dimensões, permitindo sua montagem mesmo em reservatórios muito pequenos, com conexões ao processo menores e, consequentemente, com menor custo e maior facilidade na instalação. Este avanço na tecnologia radar reduz as chances de interferências, até então comuns nas tecnologias anteriores, causadas por falsos ecos oriundos de agitadores e estruturas mecânicas no interior dos tanques.

transmissor de nível tipo radar flowline echobeam

Vantagens

Desempenho

echobeam enviromental reliabilty confiança 2

Confiabilidade:

A confiabilidade na medição de nível, volume ou fluxo é o maior diferencial do EchoBeam, desenvolvido usando a tecnologia de radar de 80 GHz da Flowline, empresa com comprovada experiência em medição de nível.

echobeam perfomance accuracy precisão 2

Precisão:

Utilizando tecnologia radar, conhecida por sua precisão, o EchoBeam fornece medições altamente precisas e alta repetibilidade de nível de líquidos e sólidos, bem como fluxo em canal aberto, tudo em um único dispositivo.

echobeam perfomance beam width feixe estreito

Feixe estreito:

Com um ângulo de feixe estreito, podendo chegar a 4º de abertura, o EchoBeam necessita de uma área de medição extremamente reduzida, diminuindo chances de interferências e podendo ser usado também em tanques pequenos.

echobeam perfomance dead band zona morta

Banda morta:

O EchoBeam possui banda morta zero, o que aumenta a disponibilidade de capacidade de enchimento dos reservatórios ou a altura máxima para pontos de alarme em tanques e recipientes pequenos.

Facilidade de uso

EchoBeamLR81- Tecnologia tipo radar-niveis

echobeam user bluetooth config

Configuração Bluetooth:

A configuração e manutenção do EchoBeam são rápidas, fáceis e seguras. Basta se conectar diretamente ao medidor via Bluetooth e acessar o aplicativo para celulares LevelTap, sem necessidade de escadas, cintos de segurança ou dores nas costas.

echobeam user maintance free

Livre de manutenção:

Por se tratar de um transmissor de nível do tipo radar, a medição do EchoBeam não requer regulagem contínua do medidor, calibração de campo ou outros tipos de manutenções pontuais. É tão fácil como “configure, instale, verifique e esqueça”.

Comparativo dos modelos EchoBeam

EchoBeam LR80

lr80 echobeam 2.0

Medição confiável de aplicações simples com saída de sinal de 4-20 mA e orientação vertical do cabo, com faixa de medição de até 10 metros para líquidos e 5 metros para sólidos.

EchoBeam LR81

lr81 echobeam 2.0

Medição confiável de aplicações desafiadoras em precisão, temperatura e alcance, com saída 4-20 mA, HART, Modbus ou SDI-12, orientação vertical ou horizontal do cabo e faixa de medição de até 30 metros para líquidos e 15 metros para sólidos.

EchoBeam LR83

lr83 echobeam 2.0

Medição confiável de aplicações desafiadoras e de altas temperaturas, display com teclado local, saídas 4-20 mA, HART ou Modbus, conexão elétrica 1/2″ NPT ou à cabo embutido e faixa de medição de até 30 metros para líquidos e 15 metros para sólidos.

EchoBeam LR85

lr85 echobeam 2.0.

Aplicações extremas, grandes silos e reservatórios, de alta temperatura e ambientes corrosivos, conexão ao processo por flange ou rosca, saída 4-20 mA, HART ou Modbus e extensa faixa de medição de até 120 metros para líquidos e 60 metros para sólidos.

Flowline Echobeam LR80Flowline Echobeam LR80Flowline Echobeam LR80Flowline Echobeam LR80
SerieLR80LR81LR83LR85
MediçãoLíquidos e sólidosLíquidos e sólidosLíquidos e sólidosLíquidos e sólidos
LíquidosTanque de armazenamento,
tanque díario, skid ou
máquina, IBC ou tambor,
tanque de processo,tanque de
resíduos,tanque de
neutralização, canal aberto,
estação elevatória, clarificador,
canal, reservatório.
Tanque de armazenamento,
tanque diário, skid ou,
máquina, IBC ou tambor,
tanque de processo, tanque de
resíduos, tanques de
neutralização, canal aberto,
estação elevatória, clarificador,
canal, reservatório.
Tanque de
armazenamento, tanque
de processos, tanque de
resíduos, tanque de
neutralização, canal
aberto clarificador, canal,
reservatório
Grandes tanques de
armazenamento,
tanque de processos
extremos, materias de
baixo dielétrico
SólidosSilo pequeno, contêiner, transportador, estação de transferência, pilhaSilo pequeno, contêiner, transportador, estação de transferência, pilhaSilo médio,contêiner, transportador, estação de transferência, pilhaSilo alto, pilha, poeira extrema, material de baixo dielétrico
AplicaçõesBásicasDesafiadorasDesafiadorasExtremas
AlcanceLíquidos: 10m
Sólidos: 5m
Líquidos: 30m
Sólidos: 15m
Líquidos: 30m
Sólidos: 15m
Líquidos: 120m
Sólidos: 60m
Precisão±5mm±2mm±2mm±2mm
Saída4-20 mA4-20 mA + HART, Modbus ou SDI-124-20 mA + HART ou Modbus4-20 mA + HART ou Modbus
ConfiguraçãoAplicativo LevelTapAplicativo LevelTapAplicativo LevelTap ou teclado localAplicativo LevelTap ou teclado local
Conexão elétricaCabo (10 m)Cabo (10 m)1/2" NPT1/2" NPT
Alimentação12-30 Vcc4-20 mA: 12-30 Vcc, Modbus: 9-27 Vcc, SDI-12: 9-30 Vcc4-20 mA: 12-30 Vcc; Modbus: 9-27 Vcc4-20 mA: 12-30 Vcc; Modbus: 9-27 Vcc
InvólucroIP68 (NEMA 6P)IP68 (NEMA 6P)IP66/67 (NEMA 4X)IP66/67 (NEMA 4X)
CaboSaída verticalSaída vertical ou horizontalSaída horizontalSaída horizontal
Conexão ao processo1-1/2” NPT (G)1-1/2” NPT (G)1-1/2” NPT (G)3″ NPT (M80x3) ou 3″ Flange ANSI (DIN80) c/ gimbal
Temperatura60º C80º C100º C120º C
Pressão máxima3 bar3 bar3 bar3 bar
MaterialPVDFPVDFPVDFPFA
ClassificaçãoUso geral. Área seguraUso geral. Área seguraUso geral. Área seguraUso geral. Área segura

Variações no processo

echobeam process agitation

Agitação:

Ao contrário de sensores de nível com contato, o EchoBeam, por ser um medidor sem contato, não é afetado pela agitação de misturadores ou de bombas, os quais danificam esses instrumentos e reduzem sua vida útil.

echobeam process material buildup

Acúmulo de material:

O EchoBeam não é afetado por materiais incrustantes ou sólidos secos e empoeirados que se acumulam no elemento sensor e interferem na medição de outros tipos de medidores, com ou sem contato.

echobeam process surface foam

Espuma na superfície:

O EchoBeam também não é afetado por variações na superfície do líquido como formação de espuma, crostas e particulados, o que pode atenuar a medição de outros tipos de sensores sem contato.

echobeam process corrosion resistance

Resistência à corrosão:

Construído inteiramente em PVDF (disponível versão com antena em PFA), invólucro em PBT e tampa em policarbonato, os medidores de nível tipo radar EchoBeam são muito resistentes à corrosão.

Ambiental

echobeam enviromental temp, vapor, condensation 2

Temperatura, vapor e condensação:

O EchoBeam não é afetado pelas variações diárias ou anuais da temperatura ambiente, as quais causam ciclos de vapor e de condensação em tanques e afetam outros tipos medidores de nível sem contato.

echobeam perfomance precipitation wind 2

Precipitação e
vento:

A medição do EchoBeam não é afetada por elementos naturais como chuva e rajadas de vento quando instalado ao ar livre e exposto a eventos que atenuam o sinal de outros tipos de medidores sem contato.

transmissor de nível tipo radar echobeam lr83 (cópia)

Aplicações

tanques iconeTanques

O EchoBeam mede nível na maioria dos tanques dos mais variados tamanhos e materiais, desde tanques de armazenamento, à vasos de processo, tanques de tratamento de águas residuais entre outros.

tanques 1 427x892

PoçosPoços

O EchoBeam também mede em reservatórios abaixo do solo, como caixas, estações elevatórias de esgoto ou pluviais, poços industriais ou comerciais, lagos, canais ou rios.

poços 2 427x892

silos iconeSilos

O EchoBeam mede sólidos como grãos, pós, pellets e agregados, em grandes reservatórios como silos de cimento até pequenos tanques de processo, depósitos, pilhas e armazenamentos de todos os tipos.

silos 4 427x892

canais iconeCanal aberto

O EchoBeam também pode ser usado para medição de vazão em canais abertos em vertedouros ou calhas padrão em aplicações de saneamento, industriais e agrícolas.

canais 3 427x892

Comunicação e Configuração

icones comunicação configuração 4 20m 190x60

A saída de sinal analógico de dois fios  4-20 mA é um sinal de processo básico amplamente utilizado para conectar sensores em campo a dispositivos de controle programáveis em aplicações industriais, de saneamento ou comerciais.

icones comunicação configuração hart 190x60

HART é um protocolo de comunicação híbrido bidirecional entre dispositivos de campo e sistemas de controle, combinando sinais analógicos 4-20 mA e digitais em um mesmo cabo de comunicação.

icones comunicação configuração modbus 190x60

O Modbus RS485 de quatro fios é um protocolo de comunicação serial utilizado para a configuração e troca de dados entre dispositivos eletrônicos, em rede digital com fio ou sem fio, amplamente utilizado em sistemas de automação industrial.

icones comunicação configuração display 190x60

Alguns modelos de EchoBeam possuem display integrado que fornecem indicação local de nível, volume ou fluxo bem como acesso direto ao menu via teclado, permitindo ajuste das configurações de medição (em paralelo às opções via Bluetooth, HART e Modbus).

LevelTap

Com o aplicativo LevelTap da Flowline, os usuários podem se conectar facilmente aos sensores EchoBeam via Bluetooth e visualizar as informações de nível, configurar, ajustar, definir funções avançadas, entre outras funcionalidades, sem a necessidade de acessar diretamente o local de instalação do instrumento, tudo via celular.

Configuração LevelTap 1Configuração

O LevelTap orienta o usuário com um fácil passo-a-passo através da configuração típica dos sensores, com ilustrações claras, explicações simples e prompts de menu suspenso para cada etapa.

Informação LevelTap 1.0Informação

A tela de informações exibe os valores medidos, resume o tipo e materiais de cada modelo de sensor e fornece acesso ao menu de configuração para cada um.

Ajuste RapidoAjuste Rápido

A função de ajuste rápido permite que usuários autorizados acessem, revisem e modifiquem rapidamente configurações existentes do sensor, na segurança do solo ou de passarelas próximas.

Avançado LevelTap 1Avançado

Funções avançadas incluem configuração de medição de volume nos tanques ou reservatórios, de medição de vazão em canais abertos, além de ferramentas como o EchoCurve para aplicações específicas.

leveltap aplicativo montagem fundo transparente 02.1

flowline-level-transmissores-nivel

Soluções em medição, monitoramento e controle de nível para o gerenciamento eficiente e seguro de ativos em tanques.

Os transmissores de nível da Flowline são utilizados há anos pelas mais diversas indústrias dos mais diversos segmentos, distribuidores de produtos químicos, estações de saneamento, entre outros. Aplicados no controle de inventário e na automação de tanques, os instrumentos da Flowline auxiliam na redução de custos, garantem a segurança no local de trabalho e a proteção do meio ambiente.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo e nossa equipe de engenharia retornará o mais breve possível.

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder