Um prato cheio para a comunidade Maker
Os primeiros módulos Digi XBee foram usados principalmente pela comunidade Maker para projetos como robótica do tipo “faça você mesmo”, automação residencial e invenções, como o braço robô de controle remoto e o Omniwheel Robot das imagens acima. Você pode ver mais invenções e inovações de nossos amigos Makers na Galeria de projetos.
Os primeiros modelos XBee eram excelentes para essas aplicações. Os kits de desenvolvimento eram baratos, fáceis de usar e muito populares entre as equipes de estudantes que aprendiam sobre radiofrequência (RF) nos projetos com comunicação sem fio. E eles ainda são! São vários projetos de estudantes ao redor do mundo utilizando os módulos XBee. No Brasil, por exemplo, temos o recente case de sucesso no projeto de veículo elétrico da equipe Fórmula Tesla da UFMG.
A comunidade Maker contribuiu significativamente para o sucesso do XBee. O módulo foi introduzido ao time da Sparkfun e foi uma combinação perfeita para os negócios deles. A Sparkfun atende estudantes, entusiastas e engenheiros que procuram componentes para seus projetos. E enquanto a tecnologia sem fio estava se tornando mais popular, muitos dos produtos no mercado eram muito caros ou difíceis de implementar. O XBee facilitou o acesso sem fio.
O Digi XBee preencheu uma lacuna oferecendo uma solução sem fio acessível, fácil de usar, bem documentada e com ótimas ferramentas, ótimo suporte e um fórum on-line. Parcerias como essa ajudaram a tornar o XBee o que é hoje.
Muitos desses primeiros alunos e Makers passaram a incorporar os módulos Digi XBee em produtos comerciais de sucesso. Então, com o advento da IoT Industrial, os casos de uso dos módulos sem fio Digi XBee foram ampliados para incluir uma vasta gama de aplicações industriais e de cidades inteligentes.
O resto, como dizem, é história! Aqui estão alguns dos marcos: