Saiba quais são as soluções da Vika Controls para Medição e Controle de Vazão de Água

Medição e controle de vazão de água em indústrias

Captação, abastecimento, consumo, controle de malhas, resfriamento, dosagem…

São diversos os motivos para medição ou controle de vazão de água em uma planta industrial. E para cada uma destas necessidades é preciso identificar com o devido cuidado qual instrumento de medição melhor se adequa.

Seja qual for a sua necessidade de medição de vazão ou consumo de água, a Vika Controls tem a solução certa para você e um time de especificação técnica experiente para te auxiliar na análise e definição do melhor produto.

Imagem de bombas centrifugas de cores azul e detalhes em amarelo.

Cano azul soltando despejando água.

Nossas soluções em medidores, transmissores, chaves e visores de fluxo, disponíveis em diferentes tecnologias e materiais de construção incluem:

  • Medidores eletromagnéticos com instalação e remoção a partir de válvula de bloqueio (hot-tap)
  • Medidores ultrassônicos sem contato portáteis ou fixos
  • Chaves de fluxo sem partes móveis para proteção de bombas
  • Visores de fluxo mecânicos para indicação local
  • Opções para diâmetros de 1/8” até 204”
  • Equipamentos de fácil instalação e praticamente nenhuma manutenção

Conheça abaixo mais sobre nossos produtos e serviços relacionados à medição de vazão:

Medidores eletromagnéticos de inserção

Os medidores de vazão de água eletromagnéticos de inserção, da Seametrics, são uma alternativa de fácil instalação, sem partes móveis e de baixo custo para a medição de líquidos limpos ou sujos. São aplicáveis em tubulações de 1” a 48” (25 a 1220mm) e estão disponíveis em versões para instalação e remoção em linhas pressurizadas (método Hot Tap).

Princípio de operação

O campo eletromagnético gerado por duas bobinas induzem uma tensão nos eletrodos localizados na ponta da haste de inserção. A variação desta tensão é proporcional à velocidade de escoamento do líquido, a qual por sua vez é convertida em um sinal de onda quadrada que pode ser enviado por centenas de metros e conectados diretamente a CLPs ou outros controladores e transmissores de vazão.

Medidor de vazão de água eletromagnético em cima de uma tubulação.

Medidores do tipo rotor (ou roda d’água)

Destinados à medição de líquidos limpos em altas e baixas vazões em tubulações a partir de 3/8” (10mm), medidores de vazão do tipo rotor (ou roda d’água) de inserção apresentam boa velocidade de resposta, fácil instalação e ótimo custo-benefício. Estão disponíveis em versões de instalação em linha ou por inserção (método Hot Tap)

Princípio de operação

O medidor do tipo roda d’água utiliza um rotor que gira sobre um eixo fixo e rolamentos de rubi. A velocidade de giro do rotor é diretamente proporcional à velocidade de escoamento do líquido. Um sensor do tipo efeito Hall localizado na ponta da haste de inserção detecta a passagem de um mini magneto nas 6 pás do rotor. O resultado é um sinal de onda quadrada de que pode ser enviado por centenas de metros e conectados diretamente a CLPs ou outros controladores e transmissores de vazão.

Aplicação da medição da vazão de água por um rotor

Medidores de vazão de água ultrassônicos sem contato

A medição de vazão de água por ultrassom por tempo de trânsito é a tecnologia com maior precisão e confiabilidade para líquidos limpos. O instrumento atende a uma grande faixa de diâmetros de tubulação (15 a 6000 mm) e seus sensores são instalados externamente à tubulação, ou seja, sem contato com o líquido ou necessidade de parada no fluxo para montagem.

Princípio de operação

A medição de vazão ultrassônica por tempo de trânsito utiliza dois transdutores montados na parede externa da tubulação que emitem e recebem pulsos de ultrassom ao longo da seção da tubulação para determinação da velocidade de escoamento do fluido.

Quando um sinal ultrassônico é transmitido ao longo da seção de uma tubulação através de um líquido fluindo, há uma diferença entre o tempo de propagação (ou trânsito) de um transdutor até o outro dependendo do sentido do fluxo.

Uma onda ultrassônica que acompanha o mesmo sentido do fluxo aumenta sua velocidade de propagação, enquanto que, a onda ultrassônica que se propaga no sentido oposto ao do fluxo diminui a sua velocidade de propagação.

Se a diferença entre os dois tempos de propagação (ou trânsito) forem medidos com precisão, é possível determinar a velocidade de escoamento deste fluxo e, por consequência, a sua vazão.

aplicação de medição vazão de água ultrassônico

Chaves de fluxo para líquidos

Nossas chaves de fluxo utilizam tecnologia por dispersão térmica e não possuem partes-móveis, o que as tornam virtualmente livres de manutenção. Essas chaves são aplicáveis mesmo em fluídos com partículas suspensas ou viscosos (óleos em geral) e podem ser usadas tanto para detecção de diminuição ou aumento de fluxo, quanto para presença ou ausência de fluxo.

Princípio de operação

O funcionamento da chave de fluxo é baseado no princípio termodinâmico. O sensor é aquecido internamente a alguns graus Celsius em comparação com o meio em que está instalado. Quando o meio flui, ou seja, quando há vazão, o calor gerado no sensor é conduzido pelo meio e o sensor esfria. A temperatura dentro do sensor é medida e comparada com a temperatura do meio. Um ponto de ajuste (set point) pode ser definido com base nesta diferença de temperatura causada pelo aumento ou diminuição do fluxo.

aplicação da medição de vazão água por chave de fluxo

Visores de fluxo mecânicos

A linha de visores de fluxo é constituída por elementos mecânicos de simples construção e alta robustez para indicação local e direta das condições de fluxo em máquinas e linhas pressurizadas em campo sob condições severas de uso. Os instrumentos estão disponíveis em diferentes materiais, diâmetros e classes de pressão para atender diferentes demandas.

visor de fluxo flutuador flowmon liquidos

Princípio de operação

Nos visores do tipo flutuador, quando não há vazão na linha, uma esfera branca permanece assentada na base do instrumento. Conforme a vazão aumenta, a esfera é projetada para cima, se tornando claramente visível ao usuário através de um domo de vidro.

Nos visores rotativos, ao invés da esfera, temos um rotor amarelo canário sempre visível que gira livremente sobre um eixo conforme a intensidade da vazão.

Já os visores de janela dupla, também conhecidos como visores do tipo queda, são projetados para prover uma inspeção visual através de duas janelas transparentes e paralelas. Enquanto a versão mais simples possui apenas as janelas de inspeção, o modelo do tipo flap possui uma aleta que se move, como em um sistema basculante, sobre uma escala graduada e permite a leitura da vazão para, por exemplo, o ajuste de válvulas de controle em campo.

Indicador e chave de fluxo mecânico

Os indicadores e chave de fluxo são instrumentos mecânicos de simples construção e alta robustez para aplicações em campo sob condições severas de uso. Diversas opções de chaves, micro interruptores e transmissores analógicos também podem ser adicionados para integração a sistemas de controle e monitoração.

animação visor de fluxo flowmon liquidos

Princípio de operação

Nos indicadores de vazão mecânicos, uma aleta pressionada por uma mola se move de forma proporcional à vazão. O escoamento do fluido força o movimento da aleta, criando um orifício de área variável no interior do corpo do instrumento; quanto maior a vazão, maior o orifício para que o fluido o atravesse. A presença da mola faz com que a aleta retorne conforme a vazão diminui.

Um indicador mecânico sobre uma escala graduada monitora continuamente a posição da aleta para indicação da vazão, enquanto que contatos elétricos podem ser ajustados para atuar quando uma determinada vazão é atingida, seja no aumento ou na diminuição da vazão.

Serviços de medição de vazão de água em campo

Oferecemos também serviços de medição de vazão em campoutilizando medidores ultrassônicos portáteis e não intrusivos. Com nosso apoio e sem a necessidade imediata de aquisição de um medidor fixo, você pode:

Calibrar seus medidores de vazão já instalados com emissão de certificado

Realizar levantamento para dimensionamento de medidores e válvulas

Verificar o rendimento e a curva de bombas

Realizar levantamento completo de consumo de água ou outros líquidos dividido por área e com registro dos dados.

medicao e controle de vazao de agua em industrias

Quer saber mais?

Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo e nossa equipe de engenharia retornará o mais breve possível.

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder